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14 junho 2011

e-mail - correio eletrônico



“Seguem em anexo” algumas dicas para uso de e-mails


Por Gabriel Galvão
Todo mundo manda e-mail, e por mais que os extremistas queiram usar o Twitter ou outras redes sociais em seu lugar, o e-mail ainda é uma ferramenta de comunicação muito útil e eficiente, especialmente para quem trabalha à distância ou num home office.
No entanto, nem todo mundo sabe como usar o e-mail. Algumas pessoas até o subutilizam, não por não gostarem dele, mas por nunca terem sido instruídas adequadamente. Usando corretamente, o e-mail quebra um monte de galho e adianta vários processos.
Algumas observações básicas, mas negligenciadas, para o uso eficiente do e-mail:

Assunto

Especificar do que o e-mail trata é fundamental para organizar as conversas através desse recurso. Evite enviar e-mails sem assunto, por mais que o destinatário já saiba do que se trata.

Redação

Um e-mail educado e gentil quase sempre tem um formato simples como o abaixo:
Oi, Fulano, tudo bem? (Cumprimento)
Este é um exemplo de assunto de e-mail. É só pra encher linguiça. (Assunto)
Abraços e até mais, (Agradecimento e despedida)
Eu. (Assinatura)
Organize seu e-mail de forma parecida, mesmo se for enviar para os amigos mais íntimos. É um tanto grosseiro receber e-mails onde a pessoa praticamente grita na sua cara o que ela quer e pronto, sem nem cumprimentar.

“Em anexo”

Muita gente usa o “em anexo” quando quer avisar que está mandando algo no e-mail. Se você quer falar sobre algum arquivo que está no e-mail, use:
“Segue anexo o arquivo solicitado”.
Contudo, o termo “em anexo” é certo sim. Veja a explicação clicando aqui.

Assinatura

Não coloque muito frufru na sua assinatura de e-mail, até porque muitos provedores acabam barrando esse conteúdo. Uma boa assinatura de e-mail tem o nome do remetente, cargo, função e telefone. Dependendo de quem seja, pode-se incluir site, skype, MSN, Twitter e outros detalhes. Coloque em letras pequenas, para que caiba sem alterar demais o formato.

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