Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 junho 2011

TURISMO - NATUREZA - AMÉRICA DO SUL

     Desde a antiguidade o homem primitivo pouco conhecia os fenômenos da natureza. O fogo foi uma da mais interessantes descobertas. A aproximação ser humano e natureza, tornou imprescindível a busca de habilidades para a sobrevivência da espécie. 
     Foi através da experiência que o ser humano aprendeu a lidar com situações adversas e até mesmo desconhecidas por este. A natureza ensinou a habilidade da seleção natural. O ser humano, a exclusão de certas plantas que não serviam para alimentos, o tipo de agasalho para enfrentar mudanças climáticas. Enfim, natureza e ser humano sempre viveram lado a lado. O ser humano procurou sempre novas técnicas para sobreviver às mudanças na natureza.
     Mesmo com todo o progresso tecnológico as atividades humanas dependem da natureza para continuidade de seus objetivos, dentre estas está a atividade turística.
     O turismo caracteriza-se pela soma de todas as atividades que são realizadas por pessoas durante suas viagens e permanência em destinos diferentes, com o propósito de entretenimento, negócios e outros.
     São essas atividades que precisam se adaptarem ou mesmo se aproveitarem dos fenômenos da natureza. Em certos destinos turísticos, a mudança climática em nada afetará o turismo local. Serve até como atratativo, como é o caso de Bariloche e outros lugares em que a natureza se apresenta sem afetar a presença de turistas.
     Entretanto, há alguns fenômenos na natureza que a atividade turística depende efetivamente de seus resultados.
     A América do Sul vive atualmente com prejuízos no turismo em detrimento da atividade vulcânica no Chile, atingindo outros países mais próximos, deixando prejuízos financeiros, sem contar os embaraços nos aeroportos com cancelamento de voos. Em Búzios, hotéis sentiram "a fumaça do vulcão chileno", com a falta de turistas que visitam aquele local frequentemente, especificamente vindos destas regiões da atividade vulcânica. 
     É possível que façamos muitas coisas, muitos projetos na área turística, mas a natureza ela sempre existirá e dará sinais de sua presença nos quatro cantos da terra, cabe a nós sabermos conviver com ela naturalmente e termos habilidades para lidar com certas situações onde turistas terão seus direitos adquiridos nestas situações.

José Inácio
Agente de Turismo
   
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário