Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 julho 2011


7 dicas para conquistar e manter seus clientes



Para um profissional, atualmente não basta chegar a um cliente e conseguir fazer um trabalho. O mercado está muito competitivo, com mais profissionais competentes e maior exigência de qualidade. Precisamos fazer e entregar algo mais, que faça o diferencial para encantar e fidelizar o cliente.
Por conta disso, seguem 7 dicas simples e diretas para construir e manter uma relação sólida com os clientes:

1 – Investigue

Cada cliente é único. Converse com ele, pesquise informações, estude o estilo de gestão, o perfil da equipe e a filosofia da empresa. Conheça-o bem, sua forma de pensar e agir, os concorrentes e seu mercado.

2 – Atenda bem

Sempre tenha tempo e disponibilidade para seu cliente. Nunca adie respostas, de preferência contacte antes de ser chamado. Use todos os recursos, celular, e-mail, mensagens de texto, skype. Esteja atento às suas reações e responda rápido.

3 – Seja sincero

Avalie as expectativas de seu cliente e coloque sua opinião de forma clara.  Não tenha medo de expor opiniões e não prometa coisas irreais ou fora de sua responsabilidade. Mostre objetividade nos prazos, propostas e orçamentos.

4 – Envolva-se com o negócio

Sinta-se como parte da empresa. Vista a camisa, divida os sonhos e riscos do seu cliente. Tente entrar em sintonia e pensar como ele e sua equipe, colaborando assim nos processos de tomada de decisão e estratégia.

5 – Dedicação

Acompanhe cada passo, durma com a coisa na cabeça. Podem surgir novas idéias ou uma melhora do que você preparou. Não se limite ao que se propôs fazer, ouse, arrisque. Se as propostas forem elevar a qualidade do trabalho vale a pena apresentá-las e discuti-las com o cliente.

6 – Visão

Em algum momento procure distanciar-se e ter uma visão geral da coisa, avaliando cliente, estratégias, suas propostas, seu próprio trabalho. Procure pensar algumas jogadas na frente e prever as variantes possíveis. Questione tudo para ter mais certezas de suas escolhas.

7 – Avaliação

Tente perceber a reação real de seu cliente com os resultados. Saiba ouvir críticas ou perceber pontos que podem ser melhorados. Não hesite em mudar ou começar de novo o processo.
Concluindo, são dicas simples, mas que na prática requerem esforço, dedicação e atenção. Relações com um cliente não são apenas questão de valor e criatividade, envolvem também relações humanas, parceria e entendimento.
Pense nisso, pense junto com ele.

Leia mais artigos do Roberto Tostes


Sobre Roberto Tostes

Publicitário e escritor. Formado em Comunicação Social pela UFF – Rio de Janeiro.
Atualmente dá assessoria em estratégias de comunicação, projetos editoriais e marketing digital.


Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/consultoria/7-dicas-para-conquistar-e-manter-seus-clientes/#ixzz1Rcm1FzUM
ou nos siga no Twitter: @pontomarketing
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário