Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 julho 2011

Cultura - Destino Turístico - Folclore

O maravilhoso Festival Folclórico de Parintins

Todo ano acontece em Parintins um dos maiores festivais culturais do País, que impressiona e fascina seus visitantes pela sua beleza e originalidade

Festival Folclórico de Parintinspor divulgação MTur

A Amazônia é conhecida mundialmente pelas suas florestas. Sua importância é tanta que ganhou o apelido de “o pulmão do planeta”. Mas o Amazonas é muito mais que floresta. Seus grandes atrativos são seu povo acolhedor, sua rica cultura, culinária, Zona Franca de Manaus, entre outros.

Apesar de tantas qualidades, existe uma em especial: o Festival Folclórico de Parintins, ou simplesmente Festa do Boi, como é chamada pelo povo amazonense.

Parintins é uma pequena cidade de gente simpática, que fica a 420 km de Manaus. Na cidade, a paixão pelos bois bumbás Garantido e Caprichoso é notória. As pessoas pintam as fachadas das casas da cor do boi que faz pulsar a paixão. Em Parintins, ou é Caprichoso ou Garantido - não existe meio termo.

O palco de todos os shows é o bumbódromo. Com capacidade para 35 mil pessoas, o templo do festival recebe nas três noites de festival, mais de 100 mil pessoas. A cada noite de apresentação, o público confere o que foi feito em um ano todo de trabalho. Os bois, Garantido e Caprichoso, se apresentam através de um conjunto folclórico inspirado em lendas de pajelanças indígenas de várias tribos e costumes caboclos da Amazônia.

Assim como no carnaval para o sudeste, o Festival de Parintins impressiona pelas alegorias confeccionadas pelos artistas locais. A competição é baseada em lendas locais que representam história do homem amazônico. Essa linda festa contagia o público nas arquibancadas durante as toadas.

O festival é disputado anualmente de 28 a 30 de junho. Porém, a festa acontece o ano inteiro no coração do povo amazonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário