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12 julho 2011

Design - Loja virtual

1. A página inicial é uma vitrine
Muitas vezes, quando vamos ao shopping para fazer compras, passamos algum tempo olhando as vitrines em busca do que desejamos. E claro, somos atraídos por aquelas vitrinesmais bonitas e melhor trabalhadas que se destacam de todas as demais lojas por apresentarem os produtos certos, da forma correta, de um modo cativante.
No e-commerce funciona do mesmo jeito. Sua página inicial é a vitrine da sua loja. Os produtos devem estar bem disponibilizados para cativar o público-alvo. Mas cuidado com os excessos! Um site poluído com muita informação tem efeito reverso e afasta os clientes.

2. Destaque de forma correta os produtos especiais

Utilizar um painel que destaque algumas grandes promoções é uma boa jogada. Muitos consumidores compram por impulso ao ver um desconto considerável e um frete grátis. Porém, evite exagerar. Disponibilize no máximo 5 produtos para a promoção não perder relevância.
Também é importante usar a criatividade para criar esse painel. O design bem estruturado chama a atenção de quem o vê, aumentando a possibilidade do consumidor ver e produto, e consequentemente, de comprá-lo.

3. Lembre-se da hierarquia

Nem todos os usuários costumam rolar a tela para ler o que está escrito lá em baixo, no final da página. Portanto, saiba destacar primeiro as grandes oportunidades e/ou lançamentos que atrairão a atenção do comprador para depois evidenciar ofertas mais simples. Se houver espaço, ainda poderá listar alguns produtos aleatórios que são vendidos em sua loja virtual.

4. Não abuse de animações e banners

Essa dica já é praticamente uma regra básica para construção de sites grandes. Compare seu site com uma TV em um canal de mosaico (diversos canais minimizados, lado a lado). Dificilmente você conseguirá se concentrar em um único quadro do mosaico quando todos os demais estão em movimento. No seu comércio eletrônico, as animações em excesso funcionarão da mesma maneira. Sem foco, o cliente passará os olhos por tudo não enxergando nada, e desistirá da compra.
Utilize animações, filmes e movimento apenas para destacar as grandes promoções.

5. Utilize temas

Nas datas comemorativas, personalize seu layout. Ambientar a página de seu e-commerce faz com que as pessoas se sintam acolhidas pelo site. Pode ser bastante trabalhoso alterar tudo, mas o retorno é positivo.

6. Tenha fotos exemplares

Seus produtos precisam de ótimas fotos. Mostre a maior quantidade de ângulos possíveis para a experiência de compra virtual ficar o mais próximo possível da compra física. Quando o consumidor está interessado em algo, procura checar todos os detalhes antes de efetuar a compra.
Mas cuidado com as fotos divulgadas! Certifique-se sempre de que elas são realmente do produto que você está vendendo e não de um produto similar.

7. Não esqueça de evidenciar o Contato

Deixar telefones para assistência, canais de chat, e-mails e redes sociais em evidência para atendimento fácil do usuário, transmite confiança e segurança na hora da decisão de compra.
Fonte: bolg do e-commerce


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