Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 julho 2011

Marketing Digital - Correio Eletrônico - Spam


Como fazer o e-mail marketing não ser uma chatice!


Estou com medo de comentar em blogs e sites. Percebi que, ao fazer isso, estão pegando meu endereço de email e usando para fazer listas de e-mail “marketing. Separo em aspas porque marketing verdadeiro não trabalha enchendo o saco do público-alvo e sim entregando a ele coisas úteis.
O e-mail marketing, em muitos casos, ainda traz o ranço e a mesma lógica retrógrada do início da revolução industrial. Ainda apela para a quantidade em detrimento da qualidade. Ainda prefere incomodar milhares de pessoas para poder atrair a atenção de algumas dezenas, em vez de ser mais pontual e preciso, aumentando assim a porcentagem de acerto e conversão.
Além disso, é uma grande sacanagem quando você pega o e-mail de alguém e empurra goela abaixo um conteúdo o qual ele não escolheu receber. Não é porque eu comentei em um artigo num blog que quero saber de todas as próximas postagens. Quando fazem isso comigo, além de desfazer a inscrição que fizeram por mim, coloco o endereço como spam, pois sei que, se o blogueiro teve a cara de pau de uma vez me inscrever em sua lista, quem garante que não fará novamente?

Como não ser um pé no saco ao fazer email marketing?

Algumas atitudes lógicas e sensatas podem ser adotadas para causar o mínimo de transtorno ao público:
  • Agradeça o comentário: Quando comentarem no seu blog, pegue o email do leitor e o agradeça pelo comentário. Isso mostra que você gostou da visita e essa demonstração de atenção sensibiliza o leitor a assinar seu blog e receber o que vier dele (por coincidência, acabei de responder a um comentário, o da Priscilla, via e-mail). Para facilitar sua vida, se você usa WordPress, pode instalar um plugin que manda um e-mail automaticamente a quem comentou;
  • Pergunte ao receptor: O que tem de errado em perguntar? Dói? É feio? É crime? Pelo amor de Deus, perguntem-me antes de entupir minha caixa de entrada com e-mails escrotos! Já que você tem meu e-mail, mande-me uma gentil mensagem agradecendo pelo meu comentário e convide-me a receber seus próximos e-mail com as novidades do seu blog. Seja educado!
  • Ofereça algo: Nada mais justo que dar algum brinde para quem fornece seu e-mail para compor uma lista, principalmente se você estiver a juntar endereços para usar em ações de email marketing. Não precisa ser uma caneta Mont Blanc, mas que seja algo interessante, como um ebook sobre Marketing Digital, por exemplo;
  • Dê opções para desinscrever: Da mesma forma que o usuário teve facilidade para fornecer o email, deve ficar bem claro em cada email enviado o caminho para desfazer isso. Alguns preferem esconder ou mesmo não dar essa opção, mas é bem mais honesto mostrar ao público que ele tem liberdade para ir e vir como desejar.
Ao comentar num blog, o visitante dá uma prova de que ele se interessou pelo conteúdo do artigo e quis dar sua contribuição. Não devolva isso com um email chato e incoveniente. Antes de disparar emails, certifique-se de que está iniciando uma boa relação com seus leitores.

Fonte: Ponto Marketing
Quer sabe mais da Ponto Marketing? acesse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário