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20 julho 2011

Marketing Digital - E-mail Marketing - Pequenas Empresas


Digitalizando pequenas empresas: usando o e-mail – parte 2


Por Gabriel Galvão
No texto anterior, falamos sobre como as micro e pequenas empresas podem melhorar seus processos usando corretamente o email. É porque, apesar de parecer óbvio, alguns empreendedores que não tiveram uma boa educação tecnológica desconhecem o poder dessa ferramenta tão simples e tão popular no mundo digital.
Já outros gestores usam muito o email, talvez não da forma certa, mas já têm familiaridade com o recurso. O problema é que essa intimidade mistura pessoal com profissional e acaba embolando o meio de campo. Email para a empresa é um, email para coisas pessoais é outro, ou pelo menos deveria ser.

Otimizando o tempo de uso do email

Muitas empresas ou profissionais autônomos recebem chuvas de emails todos os dias com solicitações de orçamento, reclamações, indicações, currículos e outras coisas pertinentes à atividade da empresa ou profissional. Nos casos em que o usuário do email utiliza-o tanto para fins profissionais quanto pessoais, a quantidade de emails, especialmente spam, aumenta absurdamente. Para quem não tem tempo de sobra, receber todo dia 100 emails, sendo 20 deles realmente importantes e perdendo tempo com os outros 80, as horas gastas vendo emails são jogadas pela janela do 10º andar.
Otimize o tempo que você passa abrindo emails começando por algo muito, mas muito simples: usando um para assuntos estritamente profissionais e outro para tudo que seja pessoal. O email do trabalho irá constar nos cartões de visita e demais materiais gráficos da empresa, enquanto o outro será usado para cadastro em redes sociais, participação em promoções, troca de mensagens com amigos e tudo mais que não tenha relação com o trabalho.

Mensagens inúteis de hora em hora

Mesmo adotando a boa prática da separação dos emails pessoal e profissional, tem usuário que não tem noção e ainda usa o email da empresa para assuntos inconvenientes. Manda email pra lista inteira da empresa perguntando onde irão almoçar hoje, organizando uma festinha surpresa pro chefe ou criticando um cliente que acabou de sair.
Duas observações importantes sobre isso:
  1. Apesar de alguns não considerarem esse tipo de mensagem como spam, é tão chata quanto e ajuda a dispersar e reduzir a produtividade da organização, especialmente as de pequeno porte;
  2. Tudo aquilo fica gravado nos servidores da empresa e pode ser utilizado em caso de demissão por justa causa.

Qual a melhor hora para ler emails?

É um dilema empresarial. Tem gente que deixa pra ler os emails só no final do expediente, correndo o grande risco de perder uma ótima oportunidade que tenha aparecido com urgência. Tem gente que lê toda hora, muitas vezes se distraindo e baixando a produtividade. Então, qual o melhor momento?
Acredito que isso depende da natureza da empresa. Se trabalha fornecendo muitos orçamentos por dia, por exemplo, então deverá ficar de olho em todos os emails que chegam. Se não, então pode reservar determinados momentos do dia para abrir e ler todos. Minha dica pessoal: teste todas as formas e veja qual a mais adequada para seu ritmo de trabalho. A melhor hora é aquela que não atrapalha a atividade que você está realizando.
Fonte: Ponto Marketing

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