Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 julho 2011

Turismo de Acessibilidade - Viagem - Acessibilidade


Viajar é muito bom! Conhecer novos lugares, respirar novos ares, degustar novos sabores, entre outras coisas. O turismo vem se tornando uma atividade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. O preço reduzido das passagens áreas aproximou as pessoas de diversos locais e uma viagem que antes estava apenas no plano dos sonhos já se tornou real para muitos, mostrando que lazer e diversão são um direito de todos. As facilidades para a compra de pacotes turísticos aumentaram e consequentemente o fluxo de turistas também, em contrapartida, o turismo continua sendo um verdadeiro desafio para portadores de deficiência, o setor em geral não está bem preparado para todos e apresenta grandes falhas quando o assunto é conforto para quem possui necessidades especiais na hora de viajar. Mesmo com as normas técnicas que obrigam fácil acessibilidade para deficientes físicos a situação ainda precisa melhorar e muito!
Ao planejar uma viagem, os deficientes físicos se submetem a certos desconfortos que já se iniciam nas próprias agências de turismo, que nem sempre estão adaptadas para recebê-los. Ao chegar ao destino, a falta de recursos na hospedagem se transformam em mais um obstáculo; hotéis com estruturas limitadas e equipes mal treinadas para receber portadores de necessidades especiais acabam dificultando a estadia do deficiente no local. Sabemos bem que esse nicho de mercado ainda é mal explorado, muitas empresas do ramo hoteleiro ainda não possuem certa consciência de que adaptar seus estabelecimentos não é somente uma questão de melhorá-lo, mas é também uma questão de respeito.
Entretanto, nem tudo são lamurias quando o assunto é acessibilidade no turismo. Algumas cidades estão mais do que preparadas para receber deficientes físicos e melhoram a cada dia que passa para oferecer a seus cidadãos uma boa qualidade de vida. Esse é o caso da capital paranaense. Grande parte dos hotéis em Curitiba possui adaptação para deficientes físicos e equipes treinadas para deixá-los o mais confortável possível e não é só isso, ao andar nas ruas os deficientes não encontram grande dificuldade para se locomover, pois a maioria das calçadas tem rampas de acesso e o transporte é algo impar! O sistema de integração com as estações tubo facilita a vida dos cadeirantes que não encontram nenhuma dificuldade de acesso a elas e se precisar pegar um ônibus que não faz conexão com as estações não precisa esperar por horas até aparecer um adaptado, já que a maioria deles que estão em circulação nas ruas já são modernos e preparados.
Esperamos que não somente as empresas da rede hoteleira, mas também as cidades que possuem um grande fluxo de turistas passem a olhar com cuidado para a causa da acessibilidade, proporcionando assim um país igual para todos.
Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário