Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05 agosto 2011

Crise Mundial - Pânico nos Mercados - Juros Altos à vista

Incerteza internacional está crescendo e pode esfriar a economia brasileira
Crise | 05/08/2011 11:31





Luís Artur Nogueira, de 
Agência Brasil
Alexandre Tombini comanda reunião do Copom
Tombini e os diretores do Banco Central: turbulências podem encerrar aperto monetário
São Paulo – As sucessivas quedas nas bolsas de valores , que refletem a desconfiança do mercado com a capacidade de recuperação das economias europeias e dos Estados Unidos, devem provocar o fim da alta dos juros antes do que os analistas previam.
Embora as perspectivas para o Brasil ainda sejam favoráveis, a Bovespa não está imune a essas incertezas, principalmente porque o fluxo de estrangeiros determina os rumos da bolsa brasileira.
A alta na cotação do dólar acaba sendo uma decorrência desse fenômeno. No entanto, ainda é cedo para projetar uma cotação acima de dois reais.
O maior risco para o lado real da economia brasileira é a escassez de crédito internacional. Se isso acontecer, será uma repetição do quadro observado em 2009, quando as grandes empresas brasileiras não conseguiam obter recursos no exterior e passaram a captar internamente. O crédito, consequentemente, secou para as pequenas e médias companhias, obrigando o governo a injetar liquidez no mercado.
Nesse cenário de extrema incerteza, o Banco Central – que já tinha sinalizado o encerramento do ciclo de aperto monetário na última reunião do Copom – deve ser ainda mais cauteloso, na opinião de economistas ouvidos por EXAME.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário