Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 outubro 2011

MERGULHO - AVENTURA


Brasil, o paraíso do mergulho

Riquezas naturais brasileiras podem ser vistas até debaixo d’água29/09/2011
Mergulho na Baía do Sancho - Fernando de Noronhapor Divulgação MTur
 
 
O mundo inteiro já sabe que o Brasil possui algumas das praias mais lindas do mundo. Sabe também que ao longo dos oito mil quilômetros da sua costa, existem praias de todos os tipos, que encantam os visitantes. 

Com tantas riquezas naturais, o Brasil é o cenário perfeito para o mergulho. Seja na água doce ou no mar, o mergulhador encontra aqui todas as condições para um mergulho perfeito.

Existem duas categorias de mergulho – livre e autônomo. O mergulho livre é feito usando apenas um snorkel e uma máscara como acessórios. Já no mergulho autônomo, é necessário passar por um curso e a descida é feita com equipamentos completos, acompanhados de um instrutor de mergulho.

Qualquer pessoa pode viver essa experiência inesquecível, sempre com uma correta orientação e acompanhada por um profissional regulamentado. Mergulhar é descobrir e conhecer um mundo totalmente diferente do nosso.

Crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais podem se aventurar a descobrir um universo que até então era visto apenas em vídeos e fotos.

Geralmente, após um mergulho livre, a pessoa já se apaixona. Aí é só encontrar um curso de certificação com as escolas especializadas para conseguir sua credencial de mergulho. Logo você vai estar preparado para começar a viajar pelo Brasil, conhecendo os pontos de mergulho nacionais.

Existem locais de mergulho por todo o litoral e em algumas ilhas. Quanto mais próximo à linha do Equador maior será a quantidade de vida marinha e diversidade biológica, isso devido ao clima equatorial. 

Fernando de Noronha é um paraíso no fundo do mar. Com 50 metros de visibilidade, é considerado um dos mares mais ricos em vida marinha do Brasil. Este destino de natureza privilegiada oferece excelentes condições de mergulho o ano inteiro. Entre os meses de agosto a outubro, o mar de dentro (voltado para o continente) fica mais calmo. Já nos meses de dezembro a março, o vento muda sua direção e os melhores pontos de mergulho ficam no mar de fora (voltado para continente africano).

As piscinas naturais formadas pelos corais nas praias de Porto de Galinhas, em Pernambuco eMaragogi em Alagoas são espaços ideais para mergulhos livres e mais tranqüilos. Os mais empolgados para mergulhar nessas piscinas são as crianças, que também se encantam com as belezas do fundo do mar. 

O litoral sul do Rio de Janeiro e de São Paulo também são excelentes destinos de mergulho. Apesar da temperatura mais baixa do mar, a transparência da água e a riquíssima fauna marinha reservam lindas surpresas aos mergulhadores. O período que as águas estão mais transparentes é de março a outubro, quando chove pouco e o mar fica mais tranqüilo. 

Se você prefere água doce, Bonito (MS) é o lugar perfeito. É tanta beleza, que você só vai precisar de snorkel e máscara para explorar suas águas cristalinas.

Para nadar com tartarugas marinhas, vá para Arvoredo (SC). Abrolhos (BA), em contrapartida, é o destino das baleias jubarte, que procriam na região de julho a novembro. Além das baleias, os corais endêmicos são atrações à parte.

Outra dica imperdível é mergulhar em locais com navios naufragados. Aí o Maranhão é o lugar certo, já que o Estado possui um cemitério com mais de 200 embarcações. Salvador também é ponto alto de mergulho sob naufrágios.

Água doce ou salgada? Quente ou fria? Prefere naufrágios ou corais? Opções é o que não faltam pra quem quer mergulhar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário