Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 novembro 2011

RIO DE JANEIRO


Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país. Foto: Getty Images
Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país
Foto: Getty Images

O Rio de Janeiro é o destino mais procurado por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil buscando lazer. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que 46,1% dos turistas que chegaram ao país, em 2010, procuravam diversão e descanso. Quando o objetivo da viagem é negócios, o Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas realizadas em aeroportos e fronteiras terrestres do Brasil. Quando os visitantes foram questionados sobre a motivação da viagem, dos que buscam lazer, 60,2% estão atrás de sol e praia. Segundo o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, essas características já conhecidas da cidade do Rio ajudam a divulgar os outros municípios do estado.
"Temos que fazer com que as pessoas tomem conhecimento de que não é mais a cidade maravilhosa e sim um conjunto de cidades maravilhosas. O turista já conhece o Rio pelos seus grandes ícones como o Cristo, Pão de Açúcar e as praias, por exemplo. Mas temos que aproveitar esse grande momento da capital para alavancar o interior" disse o secretário.
Entre os locais onde houve um significativo aumento de turistas estrangeiros está a cidade de Paraty, na Costa Verde do estado. De 2004 para 2010, houve uma alta de 37% no número de visitantes. Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a diversidade de belezas naturais é um dos grandes atrativos para que a permanência do turismo no Rio de Janeiro se estenda.
"O nosso estado é um dos poucos lugares no mundo em que num raio de 200 km pode se encontrar belezas super diferentes, como montanhas e praias, por exemplo. Muitos ouvem sobre essa diversidade que há por aqui, mas não sabem onde é. Por isso, temos que provocar para que eles conheçam Paraty, Búzios, Petrópolis, que ficam tão pertinho do Rio, e assim aumentamos o tempo de permanência" explica o secretário.
Dados da pesquisa feita pelo Ministério do Turismo mostram que o Rio de Janeiro é o estado onde o gasto médio diário do turista é maior no país. Considerando todas as motivações para a viagem, a média de gasto diário no Rio foi de US$ 92,19. A média nacional é de US$ 66,27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário