SÃO PAULO - A ocupação dos hotéis nas cidades litorâneas devem chegar próximo do total neste verão. Segundo a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), no Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Búzios, a expectativa é de uma ocupação de 100% dos leitos.
De acordo com o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, os brasileiros estão substituindo os turistas europeus nestes destinos. Segundo ele, dois fatores impulsionam essa substituição: o frio da Europa e em outros lugares do Hemisfério Norte nessa época do ano e o pequeno repique do dólar, somados à questão do IOF (Imposto sobre Operação Financeiras) nos cartões de crédito.
Já em outros destinos como Maceió e João Pessoa a estimativa é que a ocupação para o verão chegue a 95% e 90%, respectivamente.
Crescimento
Com relação ao verão passado, estima-se um crescimento de 5% para o Rio de Janeiro e de 10% para Salvador.
Foz do Iguaçu também é um destino que vem apresentando crescimento na taxa de ocupação. Na cidade, espera-se uma ocupação de 86% no Réveillon e de 60% no verão, o que representa uma alta de 20% frente à última temporada.
Na opinião de Sampaio, em 2012, a ocupação hoteleira deve crescer ainda mais, impulsionada pelo turismo de negócios nas capitais e de agronegócio no interior.