Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 janeiro 2012


Mais que um hotel... Um hotel boutique

MTur estuda incluir novo conceito de hospedagem no SBClass

23/01/2012
Brasília (DF) - Eles são os novos “queridinhos” dos turistas brasileiros. Requintados, charmosos, acolhedores e intimistas, viraram objeto de desejo para uma parcela de viajantes que está disposta a pagar por um altíssimo nível de exclusividade, personalização e atendimento perfeito para viver uma experiência extraordinária. São os hotéis-boutique: empreendimentos de luxo criados para mimar poucos - e exigentes - hóspedes.
Acompanhando o movimento de expansão dessa proposta no Brasil - há pelo menos 35 deles espalhados pelo país, hoje -, o Ministério do Turismo estuda incluir o novo conceito de hotelaria no SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem). A primeira solicitação de empreendimentos dessa categoria para ingressar no sistema do MTur partiu doBoutique Hotel Casa Teatro, pioneiro do segmento em Manaus (AM).
Segundo a proprietária do estabelecimento, Cláudia Mendonça, participar do SBClass é sinal de profissionalização e credibilidade no mercado: “É antes de tudo, um respeito às regras e ao hóspede. Acredito que essa vigilância do Ministério do Turismo é uma espécie de controle de qualidade também”. Para a empresária, a chancela do MTur garante “maior visibilidade nacional e internacional e divulga Manaus como uma cidade que tem os padrões de hotelariaexigidos pelo do governo federal”.
O Casa Teatro atrai, sobretudo, “pessoas que trabalham com alto nível de estresse, que buscam calmaria e aconchego. O que fazemos é oferecer um espaço onde esse visitante se sinta absolutamente em casa, num ambiente elegante, com tratamento intimista e decoração diferenciada”, define Claudia. O hotel, inaugurado em agosto do ano passado, com 14 apartamentos, deve lançar a primeira expansão em março, com nove novas suítes. “Recebemos russos, franceses, italianos, americanos e brasileiros... Sim, o brasileiro está viajando mais!”, destaca Mendonça.
LUXO & ALTO PADRÃO
As razões para o sucesso do conceito são muitas: produtos, espaços e serviços fora do comum; conforto acima da média; mimos, facilidades e pequenos luxos de toda sorte. A vontade do hóspede é suprema, tanto quanto é soberano o poder de compra do consumidor do mercado do luxo no país. De acordo com o estudo “O mercado do Luxo no Brasil - ano V”, realizado pela MCF Consultoria & Conhecimento e pela GfK Brasil, o faturamento da indústria de luxo brasileira, em 2011, deve se aproximar dos R$ 20 bilhões, alta de 33% sobre os R$ 15,7 bilhões registrados em 2010.
No turismo de luxo, algumas cidades brasileiras foram “redescobertas” e devem se destacar no segmento, durante os próximos três anos. A previsão é do estudo “The Future of Luxury Travel”, realizada pela International Luxury Travel Market (ILTM).Florianópolis (SC), Fernando de Noronha (PE) e Trancoso (BA) são os destinos brasileiros emergentes deste mercado, de acordo com o levantamento.
Para Carlos Ferreirinha, presidente da MCF C&C, o cenário brasileiro para o mercado do luxo está entre os mais promissores do mundo. “Há um grande potencial de crescimento para o mercado do luxo no Brasil. Esta é uma tendência que se confirma”, diz Ferreirinha.
Por enquanto, o mercado do luxo está restrito a 2,5% da população brasileira, o que representa cerca de 4,8 milhões de consumidores, segundo a MCF C&C. Mas o tamanho desse universo deve crescer rapidamente. Empresários entrevistados pela consultoria revelaram ser favoráveis à ampliação do acesso às marcas: 71% acreditam que a tendência do luxo, no Brasil, é a democratização. Isso inclui, por exemplo, tornar produtos mais acessíveis às chamadas “classes aspiracionais” - a volumosa classe C, novo motor do consumo do país.
É natural que, quando o assunto é luxo, contas com muitos dígitos logo venham à cabeça. Mas as tarifas dos hotéis-boutique são menos assustadoras do que o turista pode imaginar: no Casa Teatro de Manaus (AM), por exemplo, as diárias partem dos R$ 120,00.
Continue lendo a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário