Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 dezembro 2013

CIDADE DE JOÃO PESSOA, PB





A cidade de João Pessoa, PB, é uma daquelas cidades que poderíamos dizer, muito aconchegante. Costumo falar que ela é o muro, ao lado de nossa casa. Tão vizinha, tão familiar, ela abriga quantidade bastante extensas de turistas que vem para o Nordeste conhecerem as praias, os pontos turísticos, o povo paraibano com sua cultura peculiar.

Mas você sabe porque a cidade de João Pessoa recebeu esse nome ? Bom, a cidade tem hoje 428 anos de história. Historicamente, a cidade já teve vários nomes, desde o seu primeiro nome Filipéia, Parayba do Norte, até o nome atual: João Pessoa.


Um fato ocorrido em pleno desenrolar da história política brasileira no Século XX, quando o então vice-presidente da chapa de Getúlio Vargas, o político, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, foi assassinado em Recife, no ano de 1930. 


Este fato, segundo historiadores, foi um dos fatores que desencadeou a Revolução de 1930. O fato marcou o fim da era da República Velha, com  a deposição do presidente Washington Luís e a subida ao poder de Getúlio Vargas, dando início ao que se chama na história de A Era Vargas

Após a morte de João Pessoa, foi feito um apelo pelo povo para a mudança do nome da cidade em homenagem ao seu herói político. A cidade então passou a ser chamada pelo nome do seu representante político. Sendo assim o nome de Parayba, passa a ser denominada de João Pessoa, PB

A cidade de João Pessoa, com seus calçadões e praias bem cuidadas, com sua culinária de deixar turistas com água na boca, reserva surpresas a cada ponto da cidade. 



Quem vai ao Ponta do Seixas, no Cabo Branco, não pode deixar de observar um dos lugares mais visitados da cidade, O Farol do Cabo Branco, por uma razão geográfica: a localização deste ponto é considerado como o ponto mais oriental das Américas, o mais próximo do Continente Africano ou como dizem os guias local, em tom de gracejos: "aqui o africano vem a nado para tomar uma cervejinha gelada". 

Editor do blog
http://www.viagtur.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário