Dicas de Excursões, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 setembro 2015

A CRISE E O TURISMO NO BRASIL






A CRISE E O SETOR DE TURISMO NO BRASIL

Nessa onda de crise financeira que atravessa o nosso país, e para agravar mais ainda a situação, a cotação do dólar assusta cada vez mais, não apenas os grandes investidores, e setores cujos produtos ou serviços dependem da variação do dólar americano, mas também atinge o setor de turismo.

dólar americano

Essa situação modifica substancialmente os destinos turísticos de cada pessoa. Os brasileiros tendem, em sua grande maioria, procurar destinos que mais sejam adequados para o seu bolso, e nesse sentido, a crise tem promovido uma deriva de pacotes turísticos que antes tinham uma procura para fora do país.



Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, a variação do dólar e a procura por pacotes nacionais tiveram uma variação em relação a anos anteriores:

No período de janeiro a agosto de 2015, tanto a cotação do dólar quanto o índice de intenção de viagem atingiram os maiores valores em comparação com períodos equivalentes dos três anos anteriores. Os crescimentos da cotação da moeda americana e da intenção de viajar para destinos nacionais foram de 34,4% e 6,30% respectivamente, em comparação com o período de janeiro a agosto de 2014.

Seguindo essa pesquisa, percebe-se que a procura por destinos turísticos nacionais, variaram de acordo com a alta do dólar. Consideremos ainda outra informação do Ministério do Turismo:

Em escala mensal, percebe-se um avanço nos dois setores iniciado no mês de agosto de 2014 e que se estende até agosto de 2015. Neste período, os crescimentos na cotação do dólar e na intenção de viajar para destinos turísticos nacionais foram 55,3% e 5,9% respectivamente. A cotação da moeda americana passou de R$ 2,26 para R$ 3,51, e o desejo de viajar pelo brasil passou de 73,6% para 78%, o terceiro maior índice mensal registrado nos últimos cinco anos.

Observe o gráfico realizado pelo setor de turismo do Ministério do Turismo:
infográfico cotação mensal do dólar
Evidentemente que os pacotes turísticos por viagens internacionais ainda têm sido procurados, todavia, considerando as últimas pesquisas, a busca sofreu uma queda que certamente, preocupa a todo o setor turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário