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31 março 2011

DITADURA MILITAR E EMBRATUR

No dia 31 de março de 1964 é implantada a DITADURA MILITAR no Brasil. Hoje é uma data que nenhum brasileiro, de sã consciência, gosta de relembrar. 

O Brasil experimentou diversas experiencias políticas na direção de governantes, no decorrer de sua história. Governos se alternavam, em disputas pelo cargo, favorecendo ora, a região a paulista, ora a região mineira.

No governo de Getúlio Vargas, o Brasil viveu o famoso populismo, com a imagem de um presidente "pai dos pobres", mas não se pode esquecer que, foi no governo de Vargas, que o brasil sentiu a presença do autoritarismo, mesclado com um fascismo "camuflado" do presidente. 

Havia uma contradição: o Brasil lutava na 2ª Guerra contra países ditatoriais, mas na prática, era um governo autoritário.

Com as manobras dos militares para impedirem a posse de Goulart (vice-presidente que deveria assumir de fato e de direito) e a falta de coesão da oposição, é instalado a ditadura militar no Brasil em 1964.

Certamente muitos questionamentos´podem surgir no momento da leitura deste texto, devido o assunto, aparentemente, não se enquadrar dentro do que se propõe este espaço.

Todavia, a proposta deste texto, é fazer uma pequena reminiscencia histórica deste período da ditadura militar, com a criação do órgão responsável pela divulgação da imagem do Brasil no exterior.

Criado pelo decreto-lei nº 55 de 18 de novembro de 1966, que propunha definir a politica nacional de turismo, surge a Empresa Brasileira de Turismo - Embratur.

A criação da Embratur não foi só uma questão de operacionalização do turismo. Também servia como uma extensão do braço politico dos militares, a fim de manter um esteriótipo brasileiro diante do mundo, escondendo aquilo que mais assustava a todos os brasileiros: a tortura, morte, prisões.

A Embratur hoje é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.


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