PDG Turismo - Pernambuco Turismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 maio 2011

PDG Turismo


  • O que é

    Informações sobre o Programa


    O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, realiza o Programa de Desenvolvimento Gerencial do Turismo – PDG Turismo, curso que tem por objetivos aperfeiçoar a formação profissional de gerentes engajados nas diversas atividades do turismo, bem como melhorar a gestão dos empreendimentos e do produto turístico brasileiro.

    Os temas abordados no curso são práticos e operacionais, voltados ao cotidiano da atividade gerencial, organizando-se nestas dez disciplinas, distribuídas entre cinco módulos:
    1) Turismo como Atividade Econômica – determinar a importância da indústria do turismo para efeito do desenvolvimento nacional, da geração de empregos e divisas e da redução dos desequilíbrios entre pessoas e regiões do País;

    2) Planejamento Estratégico – demonstrar que o desenvolvimento tem por base o planejamento, e que as definições estratégicas, os cenários e a visualização de tendências futuras do mercado e do negócio são fundamentais ao sucesso das iniciativas e dos empreendimentos turísticos;

    3) Marketing – ressaltar a importância da atividade de marketing tanto para a identificação das oportunidades e das necessidades do mercado, transformando essas oportunidades e necessidades em novos produtos, quanto para o reconhecimento do turismo como atividade de “venda de sonhos”;

    4) Qualidade – demonstrar a importância dos métodos de gestão da qualidade para a melhoria do desempenho e a satisfação das necessidades do consumidor;

    5) Gestão Ambiental – demonstrar que o turismo é naturalmente benéfico ao meio ambiente e à sua conservação, mas que a sustentabilidade ambiental não pode prescindir da devida consideração da temática afeta à sua gestão;

    6) Gestão por Processos do Negócio – abordar o modelo de gestão conhecido como Business Process Management, tido como o mais moderno dentre os voltados à administração de processos operacionais;

    7) Gestão de Projetos – criar familiaridade com as modernas técnicas de gestão na área de projetos;

    8) Administração Pública – apresentar e discutir os princípios e os métodos da administração pública moderna;

    9) Tópicos Especiais – palestras sobre temas relevantes como: liderança e formação de equipes, produção de monografia, ética nos negócios e diversidade cultural;

    10) Trabalho Final de Curso – orientar os participantes na elaboração de trabalho de conclusão do curso, por meio do qual os conceitos e as técnicas aprendidos durante o curso serão consolidados.
    Fonte: MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário