SEGMENTOS DE MERCADO NO TURISMO - Pernambuco Turismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 maio 2011

SEGMENTOS DE MERCADO NO TURISMO

O turismo sobrevive de turistas e estruturas bem equipadas para suportar a demanda. Esta frase é tão óbvia que soaria como algo desnecessário afirmar. 

Contudo, reitero a máxima de um grande pensador dizendo que o óbvio precisa ser dito em muitas ocasiões.

Alguns segmentos do turismo tem se destacado recentemente tornando-se mercados emergentes, dentre eles citamos: 


  • SINGLES, 
  • CASAIS SEM FILHOS, 
  • GLBT, 
  • TERCEIRA IDADE, 
  • GRUPOS DE FORMATURA, 
  • MOCHILEIROS, 
  • MERGULHO, 
  • CRUZEIROS, 
  • OBSERVAÇÃO DE FAUNA SILVESTRE, 
  • VIAGENS PÓS E PRÉ-EVENTOS 
  • MERCADO DE LUXO.
     
1. SINGLES- denominação usada geralmente para adultos que não se casaram e que não aceitam o termo solteirão. 
rapaz sorrindo

Este segmento de mercado considerado como um grupo que mais tem recursos para viajar tendo em vista que não tem nenhuma ligação com cônjuges ou filhos, acarretando ônus de despesas para saúde, educação, entretenimento destes.

2. CASAIS SEM FILHOS- Semelhantemente aos singles, os casais sem filhos  dispõem de uma quantia maior para ser gasta em viagens e não ficar limitados às tarefas com os filhos na viagem. O destino pode ser trabalho pelas agências seguindo o segmento destes, que pode ser internacional ou nacional, uma vez que eles não tem nenhum compromisso com o ano letivo, podendo assim programar suas férias.
namorados

3. GLBT- Este segmento de mercado envolvendo os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transgêneros, tem características peculiares aos públicos dos singles e de casais sem filhos, visto que dispõem de renda destinada à satisfação somente de suas próprias necessidades, restando uma quantia maior para ser empregada em lazer e, consequentemente, em viagens. 

glbt

O crescimento deste segmento fez surgir a primeira agência GLS, fundada em 1994, em São Paulo, denominada de Get Together

Outras agências surgem depois da criação desta, para oferecer uma maior comodidade a este segmento e a criação de políticas de "gay friendly"(termo em inglês, adotado em nível internacional, que designa todos os que respeitam e recebem sem preconceitos os componentes do segmento GLS/GLBT).


Manequins símbolos GLBT

4.TERCEIRA IDADE OU MELHOR IDADE - No Brasil, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas completam 60 anos, com expectativa de vida para outros 15 ou 20 anos. 
turismo terceira idade

Os turistas que pertencem a essa faixa etária são clientes que buscam a viagem como ferramenta de conhecimento e enriquecimento cultural, como reaproximação do meio ambiente natural, ou ainda como situação na qual é possível conhecer e fazer novas amizades. 

O turismo da terceira idade já é uma realidade no mundo e no Brasil.

Em virtude da possível vulnerabilidade da saúde destes, os guias precisam ficar atentos e preparados para intervir no momento de acidentes ou emergências, buscando soluções rápidas.

5. GRUPOS DE FORMATURA - Segmento relativamente novo e cresce rapidamente, de forma que no Brasil existem operadoras especializadas neste segmento de mercado.
viagem de formatura

6. MOCHILEIROS - O número de pessoas de faixa etária diferentes que viajam com uma filosofia de viver experiências inusitadas, conhecer culturas diversas e fazer novas amizades, são os mais novos integrantes deste segmento de mercado.
mochileiro

7. MERGULHO -Existem operadora especializadas neste segmento de turistas com interesses no turismo de mergulho e outros, como é o caso da Atlantes, estabelecida em Guarapari-ES, que se identifica em seu site como escola e operadora de mergulho, oferecendo pacotes nacionais e internacionais.
mergulhadores no mar

8. CRUZEIROS - O mercado de cruzeiros vem se destacando de forma que é possível observar um aumento na oferta de cruzeiros temáticos, podendo ser escolhido pelos turistas entre os transatlânticos temáticos e os cruzeiros que reúnem participantes de um congresso.





9. OBSERVAÇÃO DE FAUNA SILVESTRE - O Brasil, com sua riqueza em biodiversidade que possui, tem, inegavelmente, um vasto território a ser aproveitado para atividades de avistarem e observação de animais.

10. VIAGENS PÓS E PRÉ-EVENTOS - Um mercado emergente bastante significativo está diretamente relacionado às viagens para participar de congressos, simpósios, encontros, feiras, exposições etc. 


Trata-se de turistas que buscam aproveitar o deslocamento realizado em função de um determinado evento para realizar viagens ou atividades de lazer no período  imediatamente anterior ou posterior a esse compromisso.

11. MERCADO DE LUXO - Este mercado, embora restrito a uma elite, vem crescendo, visto que aumenta o número de agências voltadas para este nicho de mercado, composto por pessoas com recursos econômicos suficientes para pagar por produtos de luxo.

__________________________
Fonte: BRAGA, Débora Cordeiro. Agências de Viagens e Turismo. Rio de Janeiro, ELSEVIER, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário