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10 junho 2011

FACEBOOK


F-commerce: estratégia para vendas online no Facebook


Por Paulo Gomes¹
F-commerce é um conceito novo em vendas online através de lojas virtuais dentro da rede social Facebook. Nos EUA e Europa sua força já foi comprovada como grande auxiliar nas vendas. Em pouquíssimo tempo houve uma verdadeira explosão de lojas no Facebook, graças a sua popularidade com a maior rede social do mundo.
Os números do Facebook são animadores, sem dúvida é a rede social em maior expansão no Brasil. O Orkut, que outrora reinou sozinho no público brasileiro, perde cada vez mais sua força no único mercado que ainda domina.
Apesar de sua grande expressão em anos anteriores, o Orkut sempre foi uma rede “engessada”, que não permitia à terceiros desenvolver aplicações mais elaboradas para complementá-la. O Facebook pensa de maneira completamente diferente e incentiva a criação de aplicativos cada vez mais complexos. O Facebook está mais receptivo com empresas, permitindo a criação de páginas personalizadas, diferenciando dos perfis pessoais de usuários.
Para ter uma loja no Facebook não é necessário que você tenha uma loja virtual. Um f-commerce é a grande oportunidade de entrar no mundo das vendas online, pois possui muitos elementos facilitadores em relação ao e-commerce tradicional:
  • Relacionamento: Esse é o principal fator para realizar vendas, seja online ou não. É sempre preciso criar um relacionamento, mesmo que seja por um breve momento. E o melhor lugar para relacionamento online é em uma rede social;
  • Personalização: Com o uso do plugin social do Facebook é possível personalizar seu f-commerce de acordo com o usuário que visitá-lo. Que tal um “Olá ‘fulano’” para seu visitante? Em que outro ambiente você pode saber o nome do seu potencial cliente sem conhecê-lo? Chamar seu cliente pelo nome trará uma proximidade entre sua empresa e ele;
  • Divulgação: 56% dos links compartilhados no mundo são feitos pelo Facebook. Pela facilidade, as chances de que algum produto ou até mesmo o seu f-commerce sejam compartilhados são grandes. E as vantagens não param por aí, pois pesquisas já nos mostraram que clientes compram mais produtos indicados por amigos que anunciados por empresas.
Uma das estratégias do e-commerce é o s-commerce (social-commerce), que explora a participação dos clientes nas lojas virtuais através de votação e comentários. Dentro do Facebook essa participação poderá ser expandida para o círculo de amigos do cliente, não ficando restrita apenas à sua loja.
Já existem f-commerces desenvolvidos para o mercado brasileiro, mas as opções são poucas e limitadas. Atualmente estudo o desenvolvimento de uma interface para f-commerce, um dos maiores desafios é em relação ao espaço limitado. Algo que permita ao lojista uma maior flexibilidade de configuração e que traga uma experiência mais rica para o cliente.
Veja um vídeo de demonstração do projeto:
¹Paulo Gomes é publicitário há 16 anos, programa desde os 11 anos e foi  eleito o melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards.
Fonte: Ponto Marketing

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