FESTAS JUNINAS NO NORDESTE - Pernambuco Turismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

05 junho 2011

FESTAS JUNINAS NO NORDESTE

São João no Nordeste. Diversão garantida pra todos os gostos

As festas juninas reúnem milhões de pessoas em busca de forró, comidas típicas e muita alegria


Durante todo o mês de junho, milhões de pessoas se divertem nas festas de São João espalhadas pelo Brasil inteiro. As maiores festas chegam a reunir mais de 1 milhão de pessoas. Já as mais simples – e não menos divertidas-, são feitas no quintal de casa com a presença de amigos, familiares e vizinhos. Mas as duas possuem a mesma essência: forró, quadrilha, brincadeiras e deliciosas guloseimas de encher a boca d’água.
No Nordeste, as festas juninas têm a mesma popularidade que o carnaval carioca ou as festas do peão do interior paulista. Além de um excelente programa, conhecer as tradicionais festas de São João oferece ao turista uma grande vantagem: são totalmente gratuitas.
Ao longo dos anos, as tradições foram adaptadas. As quadrilhas ganharam roupas que reluzem sob a luz dos holofotes – o que não comprometeu a identidade da festa, pelo contrário, a festa ficou muito mais iluminada.
A cultura do São João no Brasil é tão forte que nem parece ter surgido na Europa antiga. As festividades foram criadas para comemorar o início da colheita. Depois disso, com a difusão do catolicismo, as festas passaram a homenagear os santos nascidos em junho.
No Brasil a tradição foi trazida pelos jesuítas, porém os índios também já realizavam rituais para que a colheita fosse farta. Juntando os dois estilos e adicionando uma pitada de “brasilidade”, as festas foram ganhando corpo e características tupiniquins. Em junho, do Ceará à Bahia, é possível ver cidades inteiras decoradas com bandeirolas de papel colorido, balões, pau-de-sebo, além da tradicional fogueira.
O São João é o carnaval do sertão. Muitas cidades se preparam o ano todo para receber os turistas, que podem escolher ir para o interior ou optar entre as tradicionais festas de São João de Campina Grande, na Paraíba ou Caruaru, em Pernambuco. O que certamente não faltará é diversão e um grande espetáculo de cores, sons e sabores.
Outra opção é o São João de São Luís, que mantém o forró tradicional, tocado com instrumentos antigos como a matraca e o pandeirão. As tradições folclóricas como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula dão o tom da festa que agita a capital do Maranhão.
O São João da Bahia também é uma atração à parte. Apesar de o estado ser conhecido como a terra do carnaval, as 471 cidades baianas vivem intensamente essa grande festa, recheada de forró, danças e muitas comidas típicas. O São João da Bahia é conhecido como a maior festa regional do Brasil.Escolher entre o maior, o melhor, o mais tradicional São João ou a maior festa regional do Brasil é uma tarefa difícil. Mas dizer que, em qualquer uma das festas, a animação é garantida e muito fácil.
Para mais informações acesse os sites oficiais do evento: http://www.saojoaobahia.com.br/  ;http://www.saojoaoemcampina.com.br/2011/  
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário