Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 agosto 2011

Blog seu cartão de visitas na internet


Postado por  

Você encontra com um possível cliente num evento. Trocam apertos de mão, elogios e prometem se falar com mais calma em outro momento. Você dá seu cartão de visitas a ele, que guarda agradecido junto com os outros 20 cartões de outros tantos profissionais. Dias após, o possível cliente tira do bolso do blazer um monte de cartões para arquivar, tentando puxar da memória quem entregou qual. Então, para economizar tempo, ele decide priorizar os que forneceram em seus cartões o endereço de seus blogs. Aos poucos ele lembra que um é analista financeiro, o outro é gestor de RH e um terceiro é arquiteto. Acontece que você não tem blog algum. Será que o possível cliente possivelmente irá lembrar de você?

A importância dos blogs na vida dos profissionais

No caso acima relatado, os blogs funcionaram como cartões de visita no mundo virtual. Na verdade, serviram para apresentar o perfil completo dos indivíduos, incluindo os trabalhos mais recentes e seus resultados, seu nível de influência e projetos futuros, coisa que um simples cartão de papel, por mais colorido e irreverente que seja, não conseguiria transmitir (pelo menos não nesta década).
Dessa forma, blogs são um eficiente meio para um profissional mostrar o que sabe e o que pode oferecer, permitindo até que as pessoas acompanhem o desenvolvimento de sua carreira, se acharem que ele ainda necessita adquirir mais experiência antes de contratarem-no.

Isso quer dizer que eu preciso de um blog agora?

Não necessariamente. Muitos profissionais não possuem blogs e talvez nunca possuirão. Contudo, quem edita regularmente um blog sai disparado a frente dos que ainda não despertaram para tal ferramenta. Vou enumerar algumas das vantagens:
  1. Um blog serve como portfolio: um fotógrafo freelancer pode publicar seus trabalhos na internet, descrever como tudo ocorreu e mostrar o resultado das fotos. Um consultor vai relatar suas experiências em empresas e o que aprendeu com elas. Um designer de web colocará links para seus trabalhos digitais. Quem acessar seus blogs poderá ver a qualidade do que fazem e decidirá pela contratação com mais rapidez;
  2. Um blog serve como meio de contato: num blog a pessoa pode oferecer o endereço de e-mail, número de telefone, adicionar um formulário de contato, colocar links para TwitterFacebookLinkedIn e toda sorte de redes sociais na qual estiver presente. Dessa forma, o profissional amplia as formas de ser encontrado pelos clientes;
  3. O próprio blog pode ser fonte de renda: um profissional muito procurado por usar o blog para vender seu mais novo livro, utilizar programas de afiliados ou vender outros produtos e serviços diretamente dele.
Essas e mais outras funcionalidades demonstram que um blog pode ser uma ferramenta multiuso. Ignorar a facilidade e pontencialidade de um blog é fazer questão de se deixar ultrapassar pela concorrência. Se você é um profissional autônomo, use um blog, mesmo tenha pretenção de ser um blogger.

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, 
desenvolvedor de sites e blogs e editor do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário