Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 agosto 2011

DILMA ROUSSEFF: GOVERNAR OU NÃO GOVERNAR, EIS A QUESTÃO

"Para um Príncipe é melhor ser temido do que amado?". Calma! Não estamos vivendo regimes de príncipes. Esta frase vem do século XV, de um florentino, apaixonado pela política e um grande filósofo, Nicoló di Bernardo Machiavelli, ou comumente conhecido como Maquiavel.
Maquiavel nasceu em Florença (Itália) no dia 03 de maio de 1469, descendente de uma das mais antigas famílias florentinas.
O Príncipe é um clássico da literatura, lido por grandes estadistas e políticos. O livro de cabeceira de muitos intelectuais.
Recentemente, uma situação que é costumeira na política, nos impulsionou a escrever este post. A novela sobre os escândalos na pasta do Ministério do Turismo, levou à seguinte questão: A presidenta Dilma deve ser enérgica e continuar a faxina onde for necessária ou deve ceder às pressões dos políticos insatisfeitos com o desenrolar da situação?
Bom, sabemos que ninguém governa sem as base que apoiarão ou vetarão projetos, leis ou até mesmo abandonam partidos. Governar não é fácil,. disso temos certeza. Barganhas são inevitáveis, infelizmente.
Dilma tem em suas mãos um grande problema: governar sob pressão, agindo energicamente ou ceder às exigências dos políticos opositores.
Certamente Maquiavel não teria nenhuma dificuldade para tratar esta questão, pois na sua visão era melhor ser temido do que amado.
Sendo constado (e já foi) o roubo do dinheiro público pelo Mtur, acreditamos que não pode haver outra saída para a presidenta, senão aceitar o pedido de demissão do Secretário do Turismo e demitir os demais, mostrando aos opositores sua performance de um governante que não se deixa cair nas mãos de chantagistas políticos. Isto doa a quem doer.
Se os opositores forem vitoriosos, os envolvidos reconduzidos aos cargos, então é melhor mesmo a presidenta visitar Maquiavel e obter bons conselhos do Príncipe, como se deve governar.

Palavras chaves: Política - Maquiavel - Escândalo no Mtur

José Inácio
Editor do blog
www.viagtur.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário