Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 julho 2012

ORIGEM A CIDADE DE GARANHUS-PE

O início do povoamento da cidade turística do Agreste Meridonal, data do século 17. Segundo a história os primeiros habitantes eram indígenas cariri. Funda-se nesta época a fazenda Sítio do Garcia, destruída nos conflitos com quilombolas, no Alto do Magano.  
Relógio de Flores
O Cristo, Monte Magano
Após o conflito, a antiga fazenda, tornou-se o pólo do futuro município de Garanhuns, instituido em 1811 sendo  elevada a cidade em 1879.
A origem da palavra Garanhuns é complexa, controvertida. Segundo o professor João de Deus Oliveira Dias, citado na documentação do IBGE, a palavra tem origem na tribo cairu, da nação Cariri, corruptela de Guiranhu ou Unhannhu,, derivados de guirá-guará, ave vermelha pernalta, aquática, e anhun: anum, pássaro preto. 
Garanhuns localiza-se no Planalto Borborema a latitude 8º53'25'' sul e a longitude 36º29'34" oeste, numa altitude média de 900 metros. Seu ponto mais alto é o Monte Magano com 1.030 m de altitude. Uma população de 130.303 habitantes, segundo dados do IBGE em 2011.
Parque Van Der Linder


O clima de Garanhuns atrai muitos turistas para a cidade, principalmente no mês de julho com o Festival de Inverno. No mês de julho, o mais frio do ano, a média chega a 18,6º C. Visite Garanhuns e experimente esse clima gostoso.


Fonte: com adaptação do livro: Pernambucânia: o que há nos nomes das nossas cidades, de Homero Fonseca, 2ª edição, editora CEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário