Blog destinado para informar as excursões, Passeios Turísticos, City Tour: Recife e Olinda. Informações: (81) Oi 988778752 / 971165038

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 agosto 2012

ONDE PRATICAR ECOTURISMO

undefined

Turismo ecológico ou Ecoturismo

O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo, é voltado à apreciação da natureza, tanto a fauna quanto a flora, especialmente em locais onde não exista sinais de intervenção urbana. A visitação nesses locais tem como característica a observação que não deixa rastros. Um dos mandamentos de um ecoturista é nunca tocar ou tirar nada do lugar, nem deixar sinais de sua passagem, como lixo, por exemplo.
Essa tipologia visa sempre a conservação do ambiente natural, minimizando os efeitos negativos do turismo na área visitada. Entre as atividades relacionadas ao ecoturismo encontram-se cavalgada, passeios de bicicleta, trekking, balonismo, observação de aves e snorkeling ou flutuação.
No Brasil, o turismo ecológico pode ser separado em 5 regiões ecoturísticas. Entre elas encontram-se, a Amazônia (com parques ecológicos voltados à preservação ambiental e atividades de pesca, mergulho, canoagem e passeios de barco), o Cerrado (onde localizam-se as chapadas dos Veadeiros, Diamantina, dos Guimarães e o Jalapão), o Litoral brasileiro (com praias reconhecidas por suas belezas naturais e opções de lazer), a Mata Atlântica (com mais de 600 unidades de conservação distribuídas por 16 estados e que tem no ecoturismo um aliado para a preservação e educação ambiental) e a região do Pantanal (voltada à pesca esportiva, observação de fauna, passeios de barco e com grande contingente de turistas estrangeiros). 
Onde visitar: o Brasil é um país reconhecido internacionalmente pela diversidade de seu meio ambiente e pela beleza de seus atrativos naturais. Em regiões como o sudeste, é possível visitar as cidades de Angra dos Reis e Itatiaia (RJ), Domingos Martins (ES), Iporanga e São José do Barreiro (SP), Lagoa Santa, Cordisburgo e Chapada Gaúcha (MG); no sul, destacam-se Urubici (SC), Guaraqueçaba (PR) e Cambará do Sul (RS); no norte, as cidades de Barcelos e Tefé (AM), Soure e Santarém (PA), Cruzeiro do Sul (AC) e Jalapão (TO); no centro-oeste, Bonito e Aquidauana (MS), Chapadão do Céu e São Domingos (GO), Alta Floresta e Chapada dos Guimarães (MT); na região nordeste, os destinos ecoturísticos são Fernando de Noronha (PE), Canindé de São Francisco (SE), Caravelas, Palmeiras e Prado (BA).
Fonte:  Portal online do Ministério do Turismo do Brasil;
Portal online do EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário